Realismo
Seja realista. Veja as coisas como elas são. Não exagere. Talvez se não estivéssemos tão preocupados em ser menos negativos e mais otimistas e víssemos as coisas com elas são, provavelmente a nossa reação seria muito mais rápida, eficiente e traria resultados bem melhores. Para se ser realista, basta reagir. Para se ser otimista ou pessimista é preciso estarmos a fazer um esforço para vermos tudo maravilhoso ou tudo horrível. O realista não precisa disso. Ele percebe que a situação é boa ou má, mas sabe perfeitamente que a única coisa que verdadeiramente interessa é a sua reação e por isso embora possa ficar chateado ou feliz com o que aconteceu, ele sabe que tem sempre de reagir para conseguir os melhores resultados para si.
No entanto, o mal de acharmos que somos pessimistas ou otimistas é depois a expectativa que criamos da maneira como o nosso comportamento deve ser. O otimista sente-se na obrigação de nunca ficar triste ou chateado quando algo corre mal. Ser-se otimista é ver-se o lado bom em tudo o que nos acontece e por isso não podemos ficar chateados quando algo corre mal porque aquilo aconteceu para nosso bem. Atenção, eu não refuto a ideia de que o que nos aconteceu é para nosso bem, eu digo é que o realista pode-se dar ao ''luxo'' de ficar incomodado quando as coisas não correm bem. O pessimista, ao invés de ver tudo bem, vê tudo mal e quando reaje é sem convicção nenhuma.
Na realidade o que quero mesmo dizer é que é cansativo ser-se otimista ou pessimista. O otimista tem dificuldades em lidar com aquilo que lhe aconteceu de mal e o pessimista tem dificuldade em lidar com as coisas boas que lhe acontecem. O realista, apenas vive as experiências, fica incomodado quando acha que deve ficar incomodado, fica feliz quando acha que deve estar feliz, mas reage sempre de maneira a conseguir os melhores resultados para si, quer a situação seja boa ou má.